Alunos de Design de Interiores do ITB visitam 23ª FEICON BATIMAT
25/04/2017 - 16h23

Cerca de 90 alunos visitaram a Feira, que reuniu profissionais, fabricantes e soluções inovadoras voltados ao setor da construção

Novos materiais e tendências, soluções sustentáveis, eficiência energética e muitos outros aspectos dentro do universo da construção foram mostrados durante a Feicon Batimat – 23º Salão Internacional da Construção e Arquitetura que aconteceu entre os dias 4 e 8 de abril de 2017 em São Paulo.

Os alunos do curso técnico em Design de Interiores do ITB Prof. Hercules Alves de Oliveira, do Jd. Mutinga, mantido pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB), foram ver de perto todas as novidades.

A saída técnica, que aconteceu no dia 8 de abril, incluiu quase 90 estudantes de 1º, 2º e 3º semestres do curso e envolveu as disciplinas de Desenho do Mobiliário (DMOB), Desenho, Linguagem e Cores (DLIC), Materiais e Revestimentos (MARE), Projeto de Interiores (PRIN) e Tendências em Design de Interiores (TEDI).

A proposta teve o objetivo de mostrar ao aluno aplicações práticas dos aspectos teóricos trabalhados durante as aulas, colocá-lo em contato com materiais desse segmento, proporcionar o conhecimento e a observação de diferentes materiais de acabamento, decoração, acessórios e equipamentos pertinentes à área de Design de Interiores, dentre outros.

Proporcionando conhecimento e inspiração

Para a aluna Bruna Teles do 3º semestre, o objetivo foi mais do que alcançado, já que lhe trouxe mais inspiração e criatividade, além de colaborar muito com seu projeto de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

“Além de proporcionar milhares de opções para o meu projeto de TCC, agregou a mim conhecimentos que poderei levar para toda vida, me inspirou e me deixou cheia de ideias novas”, declara Bruna, que confessou: “deu até vontade de começar a projetar”.

Segundo ela, participar desse tipo de exposição é importante para vivenciar a profissão. “Foi incrível sair um pouco da teoria e ir para a prática, vendo novas tendências, os avanços tecnológicos e ter contato com pessoas que trabalham fabricando os objetos que utilizamos para dar estética e/ou funcionalidade a um ambiente”, afirmou.

A aluna Nicole Karen, também do 3º semestre, considerou a visita “proveitosa para agregar conhecimentos à área de arquitetura de interiores”. “A experiência como um todo nos proporcionou contato com informações úteis para a área”, afirma.

De acordo com o projeto da visita, elaborado pelo coordenador do curso, Jônatas de Freitas Silva, juntamente com os professores envolvidos, as visitas técnicas têm mostrado um efeito muito positivo na formação dos alunos. O contato deles com pessoas da área, objetos, equipamentos, soluções etc. têm enriquecido bastante as aulas, aliando teoria e prática, pois fornecem importantes subsídios na formação de um repertório imprescindível na atuação profissional. Por isso o incentivo às saídas pedagógicas é incentivado em todas as unidades do ITB e praticado correntemente.