Alunos de Logística fazem visita técnica ao CCO da CPTM
04/04/2018 - 11h21

Segundo o coordenador do curso, professor Luiz Fernando Rodrigues, um dos objetivos foi proporcionar a vivência em um centro de controle que registra grande movimento diário

20180404_logisticafieb_site

Com o objetivo de oferecer conhecimento prático aos alunos, a coordenadoria do curso técnico em Logística da FIEB proporcionou uma visita técnica aos estudantes ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, na estação Brás da CPTM. A atividade também contou com participação dos professores do curso. 

A visita técnica foi dividida em duas etapas. A primeira no auditório da CPTM para conhecer a organização da empresa, seus valores e números. Já a segunda etapa ocorreu dentro do CCO para conferir de perto o funcionamento do Centro, onde é controlada toda a operação dos trens metropolitanos. 

Os alunos foram recebidos pela equipe da companhia, que, de forma muito atenciosa os levou à sala de estratégia e explicou detalhadamente o dia-a-dia do CCO e do Centro de Controle de Segurança (CCS), departamento que monitora as câmeras de vigilância de todo sistema, entre outras atividades relacionadas à segurança. 

A iniciativa partiu dos professores do curso de Logística e do coordenador do curso, professor Luiz Fernando Rodrigues com suporte do coordenador pedagógico do ITB Prof. Hércules Alves de Oliveira, Evandro Bonfim. De acordo com Luiz Fernando, a visita teve como dois objetivos centrais, sendo o primeiro proporcionar aos alunos a vivência em um centro de controle que pulsa o dia todo e onde a vida de milhões de pessoas são movimentadas. “O segundo foi promover uma maior compreensão do serviço de transporte ferroviário que é prestado aos usuários, que no caso são os nossos alunos”, frisa o coordenador. 

Atualmente a CPTM atende a média de 2,9 milhões de passageiros por dia. Presente em 22 municípios de São Paulo, com 91 estações, sendo 8 integradas ao Metrô SP.

Curso Técnico de Logística
O curso técnico de Logística da FIEB – ITB é ofertado em duas unidades. Uma na Professor Hércules Alves de Oliveira, localizada no Jardim Mutinga e a outra na unidade Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi, no Parque Imperial.