Alunos do Curso Técnico de Edificações se destacam por projeto com drone
24/11/2017 - 14h24

Trio apresentou Trabalho de Conclusão de Curso e participou de programa da USP e SEMATEC realizada na unidade Belval da FIEB-ITB. Com o Trabalho de Conclusão do Curso de Edificações do Instituto Técnico de Barueri (ITB), os alunos Gabriela Pinheiro Cena, Luana Auatf Zanone Torres e Victor Estevo Alves obtiveram importantes destaques nas últimas semanas. Além de apresentar o resultado na Semana de Tecnologia (SEMATEC), realizada em 30 de outubro, o projeto do trio foi um dos selecionados para participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), da Universidade de São Paulo (USP), o que garantiu o segundo lugar dentre as escolas participantes.

Utilizando um drone, os estudantes fizeram um levantamento georrefenciado da unidade Jardim Belval do Instituto Técnico de Barueri (ITB). Para isso, o projeto foi apresentado aos integrantes do grupo por meio do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP, tendo como objetivo realizar o trabalho proposto.

“Realizamos a análise direta do relevo in loco a partir de métodos de topografia, e catalogamos os pontos de nossa poligonal com de terminais equipados com sistema de GPS que permitem o acesso a informações em tempo real do objeto geográfico e dados de sua localização e a catalogação de documentos já existentes, como por exemplo pontos georreferenciados pela prefeitura municipal de Barueri e pela SABESP. Com o uso de um drone, foi realizado um voo gravado, de onde obtivemos a ortofoto, que é um painel de imagens agrupadas da área mapeada”, explicam os alunos no trabalho.

Coordenador do curso de Edificações, o professor Antonio Carlos Rolim avalia que o projeto apresentou mais uma oportunidade aos alunos do ITB Belval. “Além do aprofundamento de conteúdos ministrados no curso, de uma disciplina importante para a Construção Civil, como Topografia, eles puderam desenvolver competências como trabalhar em equipe, autonomia no desenvolvimento de pesquisa, desenvolver pensamento crítico e obter uma vivência universitária prévia”, comentou.

Conheça o curso de Edificações

O curso desenvolve e executa projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações prediais conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Os estudos também orientam na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.