Alunos de Administração do ITB Mutinga visitam exposição “Um plano real”
12/04/2017 - 17h06

A exposição “Um plano real: a história da estabilização do Brasil”, sediada na Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, foi palco de estudos para as turmas de 2º ano do curso técnico em Administração do ITB Prof. Hercules Alves de Oliveira, do Jd. Mutinga, mantido pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB).

A visita aconteceu na segunda-feira, 10 de abril. A exposição conta, por meio de filmes e jogos interativos, a história econômica do Brasil antes e depois do Plano Real, criado em 1994 pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso.

A instabilidade do período inflacionário até a estabilidade do período pós-Real pode ser vislumbrada em duas instalações. Em uma, os visitantes se veem em uma casa onde tudo é instável, desde as paredes até os móveis; na outra, há um painel que mostra cidadãos comuns enumerando seus projetos. Além desse cenário, há outras estações interativas e a possibilidade de ler jornais da época e assistir a vídeos com depoimentos dos responsáveis pela implantação do Plano Real e membros das duas gestões de FHC.

“Foi uma tarde extremamente proveitosa, pois os alunos participaram das atividades e puderam aprofundar conteúdos estudados nas aulas de História, Economia, Matemática e Matemática Financeira, por meio de jogos coletivos e espaços totalmente interativos que permitiam, juntamente com a competência da monitoria, a participação de todos”, declara a Professora de Língua Portuguesa, Silvia de Paula Bezerra.

Interdisciplinar, o projeto foi desenvolvido pelo Prof. Rodrigo Ap. Franco Pereira, de Contabilidade e Administração Financeira, e contou com a colaboração das professoras Silvia, de Língua Portuguesa, e Márcia Rodrigues da Silva, de História, e do Coordenador de curso, Prof. Newton Cesar de Freitas Sportore.