Alunas de Enfermagem são selecionadas para participar de congresso italiano
23/11/2017 - 10h23

Grupo de seis estudantes da FIEB - ITB da unidade Engenho Novo pode representar o Brasil em março durante o “Incontro Romano

Em reconhecimento ao trabalho “Criatividade e arte: a poesia que ensina sobre os resíduos sólidos de saúde”, seis alunas do curso de Enfermagem da unidade Engenho Novo da FIEB-ITB, foram selecionadas para participar do Congresso Internacional “Incontro Romano”, marcado para ocorrer em março do ano que vem, em Roma, na Itália.

A seletiva nacional ocorreu no XXII Seminário Setor de Serviços, realizado no último sábado, 18 de novembro, em Cotia. No total, foram apresentados 11 trabalhos de regiões como Brasília, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São José dos Pinhais e Londrina. Desses estudos, apenas seis foram selecionados para serem apresentados em solo italiano, sendo que um deles será escolhido para representar o Brasil e fazer a apresentação oral.

Programado para os dias 25 de março a 1º de abril, o congresso tem como objetivo promover acesso e encontro com outras culturas. O seminário voltado a estudantes e jovens profissionais tem entre seus focos, debater o papel da mulher na sociedade, em particular, nos trabalhos da área de serviços. O “Incontro Romano” conta com a participação de mais de 64 países e terá suas apresentações durante a Semana Santa, ocasião na qual será exposto alguns dos projetos realizados e pesquisas mais relevantes.

Grande incentivadora desse projeto, a professora Olivia Beloto da Silva fala sobre o esforço das alunas. “O mérito do prêmio é delas. Eu, como professora, fui apenas a intermediadora no processo. Ao serem desafiadas em sala de aula a desenvolverem uma apresentação criativa, fizeram um poema que representa os diferentes grupos de resíduos sólidos de saúde. Uma forma original de apresentar um trabalho. Fiquei encantada com o resultado. Como o tema do Seminário esse ano foi sustentabilidade, o trabalho das meninas se encaixou perfeitamente. Estou muito feliz e orgulhosa e espero que essa experiência de apresentação em Congressos seja a primeira de muitas na vida delas”, disse a docente.