Acordo de parceria da FIEB com grupo Tata começa a render bons frutos
01/08/2017 - 00h00

Complementar o conhecimento técnico, trazendo a empresa para dentro da escola, oferecendo uma aproximação necessária entre a formação e o mercado de trabalho são alguns dos objetivos da parceria firmada entre a Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) com a Tata Consultancy Services (TCS – Brasil), do Grupo Tata.

A multinacional líder no segmento de tecnologia tem promovido em parceria com a FIEB o curso Go IT, uma iniciativa que visa formar e capacitar jovens estudantes para atuarem nas diversas áreas do mercado de tecnologia da informação, conscientizando sobre sua importância no dia a dia dos setores que compõem uma organização.

A cada semana um profissional da TCS realiza uma palestra apresentando nos detalhes o funcionamento de áreas especificas dentro de uma empresa, quais são as tendências em TI e quais as habilidades necessárias para se tornar um profissional capacitado em um dado segmento de atuação. “Essa iniciativa está se mostrando muito enriquecedora, não só para os alunos da FIEB, mas também para os colaboradores da TCS. Estamos muito felizes com o andamento dos cursos e animados para as novas etapas. É muito gratificante acompanhar o crescimento dos alunos e esperamos presenciar também a sua entrada no mercado de trabalho”, comentou Tushar Parikh, Diretor Nacional da TCS Brasil.

A parceria visa complementar a formação e também capacitar os estudantes a participarem de processos de seleção para contratação como jovens aprendizes e estagiários. O curso está dividido em 13 módulos, sendo que a cada whorkshop interativo os alunos são avaliados pelo seu desempenho.

Os frutos já começaram a surgir, um dos alunos que está desde maio no curso Go IT foi selecionado para estagiar em breve na empresa. “O projeto está sendo muito interessante. Recebemos feedbacks positivos de diversos profissionais da TCS que ministraram aulas na FIEB e é notável o aumento de estímulo por parte dos alunos. Ainda temos diversas etapas pela frente e estamos entusiasmados pelo resultado”, analisou Parameswaran, Diretor de Recursos Humanos da TCS Brasil.

Projetos de outros cursos já estão em andamento, a FIEB é a primeira instituição de Educação Básica e Técnica de nível médio a realizar essa parceria com a TCS, que, normalmente, atua junto ao ensino superior, isso reforça o comprometido da Fundação em reescrever a história da educação em Barueri.