1º lugar do Prêmio Econoteen da USP vai para aluna da FIEB – ITB Munir José
15/03/2017 - 15h35

Cerimônia contou com a presença de professores de Economia e Contabilidade da USP

A FIEB está orgulhosa de comemorar mais uma importante conquista de seus alunos. Na noite da última segunda-feira, 14/03, a aluna da FIEB – ITB Munir José, Thayna Ferraz de Jesus, de 18 anos, foi convidada a comparecer a um evento no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP – FEA, onde foi premiada por ser a 1ª colocada no concurso Econoteen, promovido pela Universidade de São Paulo.

Seu trabalho ficou em primeiro lugar num ranking de 5 colocações e uma menção honrosa. Como prêmio, ela recebeu um valor em dinheiro e também uma bolsa para frequentar o curso pré-vestibular da FEA.

Para Suelânia Miranda, diretora da unidade ITB Munir José e que acompanhou a estudante na premiação, o trabalho em conjunto com o aluno é sempre muito imprescindível: “É a grande certeza de nosso esforço coletivo. Temos a satisfação de entender que a educação transforma todas as vidas: a de quem se forma e a de quem se envolve nessa formação. Chegamos a sentir tanta alegria que nela nos confundimos com o sentimento da aluna.”

Noite memorável

Durante a cerimônia que inaugurou as aulas do ano letivo de 2017 da FEA, diversos convidados especiais foram contemplados com premiações por seu desempenho exercido em suas áreas de atuação. Dentre eles, alguns ex-alunos dos cursos oferecidos pela faculdade e professores da própria instituição que receberam homenagem por sua performance profissional.

Em determinado momento da noite, Thayna foi chamada para subir ao palco acompanhada de sua professora orientadora no projeto, Ana Paula Rodrigues da Silva, e de Suelânia para receber o prêmio das mãos dos envolvidos.

A aluna participou do concurso Econoteen com um ensaio autoral produzido a partir do tema “Formas Alternativas de Ingresso na Universidade e o Ensino Público no Brasil: impactos socioeconômicos na população", escolhido para essa edição pela própria comissão do concurso. Segundo a aluna, seu maior incentivo na hora de se inscrever foi a abordagem social, já que se preocupa com estas questões antes mesmo de ingressar numa universidade:

“Meu interesse maior foi pela questão das formas alternativas que nossa sociedade tem para ingressar nas grandes universidades, porque eu estava passando por aquilo. Era meu ano de vestibular, um tema que me interessava e, além disso, seria útil para mim, devido ao processo que estava envolvida naquele momento.”

Novos ventos

O momento agora é de curtir o que está pela frente. Thayna, que finalizou seus estudos no Ensino Básico no ano passado, começa agora a traçar seu caminho no Ensino Superior. A caloura está bastante animada para iniciar o Curso de Lazer e Turismo que vai fazer na USP. “Eu acabei não optando pelo Curso de Economia, mas todo esse processo me incentivou a fazer minha escolha. Também as aulas do cursinho pré-vestibular que frequentei e a orientação dos professores do ITB. Eu quero guiar meus estudos em Turismo para questões sociais. Tenho certeza que o curso vai me proporcionar coisas maravilhosas. ”, manifestou Thayna.

Sobre o Econoteen

O projeto é uma iniciativa do Departamento de Economia da FEA – USP que visa instigar o aluno do Ensino Médio público a uma reflexão sobre assuntos de natureza econômica, fornecer informações sobre a graduação da área e também os caminhos que podem ser tomados neste ramo. Além disso, a proposta também busca estimular o ingresso do jovem da rede pública nestes cursos que são quase integralmente frequentados por alunos advindos do ensino particular.

“Cobertura fotográfica do evento: Ismael Rosário”